O Duo Mundiando nasce do meu encontro com Sá Biá. Nós nos conhecemos inicialmente na universidade, ao cursar Etnomusicologia Latinoamericana quando Sá estava no Teatro. Depois que ela ingressou no curso de Música Popular fomos nos aproximando mais e em Maio de 2023 a convidei para participar do meu recital de graduação, etapa final do bacharelado em Violão pela UFPel, o qual me graduei em 2023. Sá topou imediatamente e então começamos a compartilhar referências e desejos musicais. Desde o principio a vastidão de obras e artistas que gostariamos de interpretar não parava de crescer e se modificar. No recital interpretamos ‘Negue’, de Adelino Moreira, nos baseando nos arranjos de Maria Bethânia. O resultado dessa performance pode ser conferido no Youtube aqui.
Após essa apresentação seguimos nos encontrando e costurando as referências até chegar no show ‘Secos e Baianos’, mergulhando na obra de Secos e Molhados e Novos Baianos, além de transitar por outras musicalidades referentes a esse universo. Apresentamos esse show pela primeira vez na 1º Mostra LGBT – Arte, Cultura e Empreendedorismo, que aconteceu em Julho de 2023.
Esse show foi muito especial no sentido de firmar essa parceria e materializar o inicio do que estávamos construindo. Nessa apresentação eu fui o convidado da Sá, a acompanhando como violonista. A partir dali, vislumbramos novas possibilidades e apresentamos novamente esse show na casa da Você Sabe Quem, companhia de teatro com mais de 10 anos de atuação na cidade de Pelotas e que ano de 2023, abriu o seu centro cênico. Fomos a primeira apresentação musical realizada na casa e tivemos grande êxito na sua execução e na quantidade de público. Tivemos a super participação da nossa amiga e grande cantora e compositora Leu Kalunga. Ali pela primeira vez inserimos algumas músicas autorais na apresentação. A vontade de ter mais obras nossas nos shows só foi crescendo e assim iniciamos o nosso processo de composição conjunta, que segue em andamento. Realizamos a gravação completa do show que em breve estará disponível na internet. Com a gravação de duas músicas nossas, nos inscrevemos no projeto ‘O quarto do som’, que objetivava gravar em alta qualidade um produto audiovisual de 8 artistas atuantes na cena de Pelotas. Fomos selecionades entre mais de 50 inscrições, o que nos deixou super contentes e confiantes. Em dezembro de 2023 realizamos a gravação de duas músicas e uma entrevista, falando sobre os processos composicionais e estéticos. Essa gravação estará disponível no primeiro semestre de 2024 e assim que ela estiver online eu volto aqui pra atualizar as informações 🙂
Para conhecer mais do trabalho individual da Sá, clica aqui!