Foto: Tamiris Alves

O Instrumental do Parque é um evento que vem ganhando uma trajetória muito consistente na cidade de Poços de Caldas. Pra mim foi uma alegria imensa participar da edição de Dezembro de 2021. Foi a primeira vez que me apresentei com o violão solo e a primeira apresentação depois do período de quase dois anos sem me apresentar publicamente, devido a pandemia.

Apresentei um repertório de músicas brasileiras para violão solo, tocando muito do violão pernambucano e manauara. Também toquei aqui pela primeira vez os choros do compositor colombiano Clemente Díaz, buscando ampliar nossa audição do choro enquanto um gênero musical latino americano. Apresentei também pela primeira vez algumas de minhas composições pra violão solo. Tive a alegria de ter a companhia do Jullian Ribeiro me acompanhando em um arranjo para duo que fizemos para Corta-Jaca (Chiquinha Conzaga) e Conversa de Baiana (Dilermando Reis), tocamos mais alguns choros, um deles de minha autoria que se chama E ela é, tema baseado na cantiga infantil, se essa rua fosse minha. Tocamos também um standard de swing Jazz que se chama Echo a Martillo, também de minha autoria, composto em 2020 durante minha mobilidade acadêmica na Colômbia, nas classes de Ensamble de Jazz.

A produção desse evento é da Carvalho Produções Culturais, que tem realizado ações maravilhosas ao longo desses ultimos anos na cidade. Gostaria de agradecer o convite em nome da Chiara. Além de nós, tocou o Eduarto Sueitt quinteto, com muito jazz, música mineira e poços caldense no repertório. Para finalizar o evento, tivemos uma discotecagem sempre incrível do Paulo Toty.

A 2º vez que tive a alegria e honra de participar desse evento, foi tocando junto com o grupo Regional do Abacatero. Nos apresentamos no mês de junho, 2023. Eu convido vocês a conhecerem o trabalho do grupo para saber mais dessa apresentação em específico e dos demais trabalhos que realizamos clicando no nome do conjunto acima! Agradecemos imensamente a Chiara e ao Alysson em especial e a toda a equipe da Carvalho Produções Culturais, envolvida em um evento lindo como esse. A sonorização mais uma vez ficou por conta do Milton da MGL Sonorização. Dividimos o palco com o grupo 4&Jazz e com Eduardo Sueitt (curador e baterista) convida os músicos André Grella e Renato Borghi, que desempenham um papel importante na música instrumental brasileira, principalmente no jazz contemporâneo.

Video: Michele Velloso
Foto: Rafa da Mata

O Instrumental no Parque é uma realização da Carvalho Agência Cultural, com produção de Chiara Carvalho e Alyson Dias, viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas e incentivo da empresa Unimed. Por aqui deixarei apenas algumas das lindas fotos tiradas pelo Rafa da Mata, na sua câmera analógica e um video nota mil feito pela Michele Velloso:


Vida longa ao Instrumental no Parque!