No ano de 2020 tive a alegria de participar de um programa de mobilidade acadêmica na Universidad Nacional da Colômbia, sede Bogotá. Foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos possíveis. O programa durou o ano de 2020 completo. Como sabemos, tivemos uma pandemia de covid iniciada nesse ano e devido a isso o programa foi realizado de maneira online. De todas as maneiras foi o melhor que pode ter sido nesse período. Lá participei de grupos de estudo e conversação em espanhol. Tendo morado em Bogotá durante 4 meses e participado desses grupos, pude desenvolver meu conhecimento e desenvoltura no idioma.
Fui orientado na catedra de violão pela maestra Irene Gomez. Com ela aprendi muito do canône do violão clássico, tendo desenvolvido muito da minha técnica e dei seguimento a minha pesquisa da musicalidade latino americana para o violão solo e me aprofundei no violão colombiano. Processo esse que resultou no EP Serenatero. Durante todo esse período cursei a matéria de Ensable de Música Colombiana, tendo aprofundado meu conhecimento e prática na música de câmara colombiana, de todas as regiões do país. Um desses trabalhos está disponível no site da Universidade e pode ser acessado aqui.
Cursei nesse período o curso de Gestíon Cultural de las Artes, voltada a produção, concepção, materialização, prestação de contas e direitos autorais relativos a distribuição de obras e produção de eventos culturais e artísticos. Desenvolvi um projeto de produção audiovisual campesina que me abriu a cabeça para muitos processos de produção e filosóficos mesmo, que sigo desenvolvendo até então sobre diversas formas. Uma matéria que mudou toda minha concepção de performance foi a Gimnasia Consciente, ministrada pela bailarina Maria Del Mar, espaço onde pensamos e trabalhamos o nosso corpo como centralidade da performance musical, como preparar o corpo conscientemente para tal. Isso me auxiliou para além do processo de performer também enquanto educador.
Uma etapa muito importante desse processo todo foram os Ensables e Seminários de Jazz. A Universidad Nacional foi a primeira instituição a incluir o Jazz na sua grade curricular enquanto uma especialização. Está em construção um departamento muito forte e interessante de Jazz na universidade com desdobramentos em toda a cidade.
Me desenvolvi muito enquanto instrumentista e tive o contato com uma sistematização do ensino de música popular que me engrandece enquanto educador em muitos aspectos. Acredito que essa foi uma matéria muito desafiadora pois exigiu habilidades musicais em todos os níveis: desenvoltura enquanto instrumentista, conhecimento teórico musical avançado, desenvolvimento auditivo (trabalhamos muito com transcrições), conhecimento histórico do gênero, seu desenvolvimento nos Estados Unidos e seus desdobramentos na América Latina.
Essa experiência me trouxe conhecimento técnico, artístico e teórico em multiplos aspectos. Pude aprofundar minha pesquisa na musicalidade latino americana, na música do continente americano em si, na performance musical, produção cultural, gestão de pessoas e processos, concepção, materialização de ideias, no idioma em espanhol e de vivência como um todo. Se perceber visto de fora é uma das melhores maneiras para avaliar os processos os quais estamos inseridos. Sou muito agradecido a todas as pessoas que fizeram parte dessa etapa, principalmente as professoras e professores que me acompanharam nesse processo e a Universidad da Colômbia, mais a UFPel que proporcionaram esse programa.