No primeiro semestre de 2021, fui selecionado pra uma das duas vagas na Residência Artística Collab Performações, promovida pelo ajuntamento Abre Salas do Distrito Federal. No período de residência pude desenvolver parte do meu trabalho atual que envolve música, memória, lembranças e afetividade como metodologia de ação. Me senti muito feliz de ter conseguido umas das duas vagas de ampla concorrência de pessoas de fora do DF. Foi um primeiro contato que tive com práticas mais contemporâneas relacionadas a processos criativos em performance e visualidades.
Nesse mês de residência dei inicio a processos que resultaram por exemplo nos visualizers do Serenatero. Pra mim foi muito importante essa abertura a esses outros atravessamentos. Produzi essa videopermormance em um momento em que conversavamos sobre o conceito de proteção. Pra acessar o video basta clicar nesse link: https://www.instagram.com/p/CZ0fOu_AMft/.
Pude aprofundar meus conhecimentos sobre acessibilidade e/nos processos artísticos contemporâneos. Tivemos uma aula com a pesquisadora Barbara Barbosa, a respeito do anticapacitismo e da acessibilidade nos eventos culturais. Foi muito enriquecedor pra minha atuação enquanto um produtor cultural pensar mais sobre essa questão.
Desenvolvi como mostra final um projeto de nome Fortlev. Essa ideia consistiu na produção de um álbum de fotos de familia digital. Comecei compartilhando algumas fotos do arquivo pessoal e fiquei muito feliz ao ver diversas pessoas compartilhando suas fotos, compondo comigo esse álbum.
Estive realizando uma pesquisa autoetnográfica, baseado nos arquivos do acervo familiar deixados pela minha avó. Foi extremamente importante iniciar esse jornada de auto conhecimento e por que não enraizamento. Entendo que quando estamos mais conectados a nossas raízes, nosso passado e nosso caminho até aqui, agimos de forma mais afetuosa e integra. Conduta e Fundamento. Essa ligação minha com minha história me faz até hoje me entender mais enquanto sujeito no mundo. Me territorializar foi mais do que necessário para poder expandir com coerência e confiança em cada passo dado.
Esse trabalho pode ser acessado aqui: https://www.abrindoasala.com/. O trabalho segue aberto, então se você se sentir a vontade, vem compor com a gente esse álbum de familia 🙂